8 July 2013

Plump, smooth, glow!








Plump, smooth, glow!


Apropriado pra quem vive essa vida de um pé lá e outro cá é essa mistura de línguas que meu blog tem. Hoje inglês, amanha português, amanha os dois, importante mesmo é falar, leia-se comunicar.

Há alguns meses uma amiga querida me convidou pra gravar uma de nossas conversas em vídeo para o seu canal no YouTube. Nele a gente tentou pensar um pouco – bem pouco mesmo – sobre algo que pra mim ainda é brincadeira de feriado, mas pra muitas de nós é tão corriqueiro quanto escovar os dentes depois das refeições: o batom nosso de cada dia.

Não vou – e jamais pretendi – fazer uma ‘proto-história cultural do batom’, mas quis e quero usar esse apetrecho – bonito e muitas vezes delicioso – pra desenhar esse texto e pensar com vocês sobre algumas coisinhas pequenininhas.

Eu nunca fui de pintar os lábios e posso enumerar razões pra isso. 1) Desde pequena minha mãe me dizia que a tintura do batom enfraquecia a cor natural dos lábios (????); 2) Preguiça; 3) Achava desnecessário; 4) Eu sempre gostei de um ar mais natural ou mais simples no rosto (isso quando resolvi começar a usar maquiagem). Ou seja, batom nunca fez parte do meu cotidiano.* MAS, se batom colorido nunca coloriu meus lábios, os protetores labiais – vamos aceitar as ambiguidades da vida – esses, sim, nunca faltaram na minha bolsa-mochila-nécessaire.

Desde que me mudei pra Londres, eles se multiplicaram, ganharam formatos diferentes, cores e aromas variados e a maioria convive bem em conjunto, obrigada! Mas em recente mudança de casa, me deparei com a quantidade desses queridos companheiros – e protetores, sim! – que encontrei nas minhas coisas. Na foto coloquei só alguns, os que, por acaso, estavam na minha nécessaire. (!!)

Então me veio a pergunta: porque eu preciso de tantos protetores labiais?

Consumista seletiva? Pode ser.
Mas também posso ser menos 'preconceituosa' (sim, isso mesmo) e mais objetiva dizendo ‘porque o clima londrino, de fato, exige proteção labial altamente especializada, pra cada estação um protetor diferente’, vocês sabem que isso não é mentira. Mas acho que ficou um pouco óbvio que meu desejo por protetores labiais vai bem além disso.

Adoro me sentir protegida, quem não gosta? Adoro estar preparada quando o vento bate cortante e eu lembro “ah, sabia que tinha um protetor na bolsa!”; adoro o gostinho deles, especialmente quando são suaves e meio adocicados; adoro a textura (ahhhh, a textura da proteção), te deixa aquela impressão de veludo nos lábios; adoro as embalagens, claro que sim, ou vocês acham que as empresas que produzem essas coisas são embrulhadas como mimos a toa?

Mas, prestem atenção na foto. Vejam a democracia instaurada, não tenho preconceitos e não vejo problemas no convívio harmonioso entre o Cocoa butter da Palmer’s e o Lip Glow, da Dior. E prestem ainda mais atenção: o Palmer’s é sério, embalagem quase científica, deixando claro metodologia e funcionalidade num só produto. Reparem, agora no Dior. Sempre que tiro da bolsa pra passar em público é uma chuva de olhares, curiosos e, as vezes, desdenhosos (pra que, gente?). Meus lábios são seletivos, confesso, a manteiga de cacau em si não me é muito eficaz e o Dior acabou ganhando mais espaço.

Porém ha um outro elemento ali, aliás, dois, que ganharam meu coração e espaço cativo na minha bolsa: Burt’s Bees e Caudalíe. Dois produtos igualmente excelentes e igualmente distintos, mas perfeitos na delicadeza da fórmula e no cuidado da embalagem. O Burt’s Bees vem num tubinho de papel que dá vontade de guardar pra sempre, e o desenho do Caudalíe?

Será que dá mesmo pra ter os dois lados da moeda numa mesma, digamos, moeda? Claro que dá, olhe meus “batons”, quer exemplo mais prático e tangível? Conteúdo excelente em embalagem eficaz E bonita E sedutora E mimosa. Preciso dizer mais?**

Love,

Gabi





* Vejam bem, que batom não tivesse feito parte do meu ritual de beleza não significa que não gosto ou não o tenha incorporado. Depois podemos falo mais sobre isso.
** Preciso... e direi nos próximos posts. ;)

No comments:

Post a Comment